MORNING PAGES: FERRAMENTA DE EVOLUÇÃO PESSOAL E DETOX MENTAL

outubro 09, 2017


Vocês acreditavam em mim se eu vos dissesse que o vosso dia deveria começar com três paginas escritas em um caderno para assim aumentarem a vossa criatividade, o foco e a produtividade?! Chamavam-me era louca e mandavam-me ir dar uma volta ao bilhar grande! Confesso, eu própria olhei para a sugestão com ar céptico. Cruzei-me com este exercício enquanto proposta na leve abordagem ao livro Miracle Morning, de que falei aqui, e algum tempo depois Julia Cameron apresentou o seu livro “The Artist Way”. O conceito é em tudo semelhante, ambos os casos abordam a necessidade de limpar a mente e desbloquear a criatividade, ajudando no auto-conhecimento, na clareza e organização de ideias e soluções. Estas três paginas, três folhas A4, escritas de preferência a mão, e logo pela manhã, é onde colocamos tudo o que nos vier a mente, devem ser livres e espontâneas, não se tratam de arte ou estilo bonito, mas sim de passagem directa do fluxo de pensamentos para o papel. Escrevam tudo o que vos ocorrer: as vossas gratitudes, a lista de tarefas para o dia, o que vos preocupa, as prioridades desse dia... qualquer coisa, e nada vos ocorrer, escrevam sobre isso também! Não precisa fazer sentido, a questão não é o conteúdo ou o nexo das frases, mas limpar e centrar a mente, eliminando pequenas distracções, pelo seu registo, e desconstruindo a realidade do que nos consome e desassossega pela compreensão do seu real valor. As morning pages permitem esvaziar a mente totalmente, dando lugar a um pensamento mais construtivo e criativo. Neste ponto devo ressaltar que as três paginas são apenas uma referencia, e a chave, com o intuito de vos forçar a criar, a agir, se sentirem necessidade, escrevam mais! Este exercício é ainda benéfico para silenciar o nosso maior inimigo: o sentido critico, de auto julgamento. Diminuem a ansiedade, não só pela atenuação dos problemas e dilemas, pela sua analise, quanto pelo estimulo de gerar ideias num ritmo diário e consecutivo. Os benefícios psicológicos estão medicamente comprovados, sendo exemplo disso os casos onde a escrita criativa se revelou particularmente útil para quem luta com conflitos internos, experiências traumatizantes ou de stress extremo. Os relatos são reais e múltiplos, todos confessam como os ajudou a esclarecer o que os preocupa, a compreender o que é mais importante nas suas vidas e a encontrar um caminho para avançar. Eu diria que vale certamente a pena tentar.

You Might Also Like

6 REPLY

  1. Quando comecei a ler o post pensei "como é que escrever isto de manhã me vai ajudar?". Agora que li o post todo e refleti sobre o mesmo, acabo por perceber a sua lógica. Ao escrevermos, estamos a libertar aquilo que temos em mente. É como se estivessemos a desabafar com uma amiga, o que normalmente nos deixa muito mais "leves". Não digo que vou escrever tanto, mas pelo menos uma página sou capaz! Obrigada pela dica :D

    http://fashionmornings.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Bruna! E começar o dia com situações sobre o nosso controlo e a certeza de que as coisas vão funcionar sobre a nossa orientação faz-nos programar o cérebro para sermos lideres do/no nosso dia!
      Um beijo e obrigado pelo comentário,
      Salomé

      Eliminar
  2. Ok...quando acordo estou cheia de sono, sinto sempre frio ao levantar e uma preguiça imensa de fazer nada...só que faço e é sempre a correr!
    No meu caso era para escrever "estou com sono, não me apetece sair daqui" 😀😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana! Podia muito bem começar por ai, e depois interrogar-se porque é que isso acontece, como andam esses horarios de ir para a cama, o que gostaria que acontecesse na realidade... e quem sabe, um dia acordava cedo e cheia de vontade!
      Um beijo e obrigado pelo comentário,
      Salomé

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Hi Mary,
      Thanks for the comment!
      Best regards,
      Salomé

      Eliminar

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Seguidores