A FELICIDADE ESTA NO PROCESSO NÃO NO RESULTADO

agosto 28, 2017


Kurt Vonnegut disse: Enjoy the little things in life because one day you’ll look back and realize they were the big things. Outra maxima, a minha favorite, de Dan Eldon refere: The journey is the destination. E quantas vezes trocamos a bigger picture pela apreciação dos detalhes que a compõe? Quantas? É facil sentirmo-nos aquem quando temos grandes expectativas de atingir um objectivo e medir os seus resultados. A felicidade é um processo não uma conquista, é uma jornada, uma serie constante de experiencias e ajustes. Algo bem menos binario. Podemos controlar a nossa abordagem mas não seguramente o resultado, o resto é recompensa. Isto porque me sinto desmotivada, assoberbada, com a sensação de que a persistencia me dilui o proposito, que a insistencia que alimento não me coajuda na consistencia daquilo que crio, antes, mais, me rouba apaz, em alguns dias o sono. Que não é suficiente, que nunca o é. Que essa insatisfação é o motivo solitario que sustenta o meu sorriso, e simpatia, por estes dias. Porque sim, porque devo estar bem, porque ha quem esteja pior, porque é pelo melhor. E como há sempre uma aprendizagem a retirar destas minhas abordagens hoje não seria excepção. A logica ditaria que a melhor maneira de alcançar um resultado desejado seria manter a concentração nesse objectivo, tentar movermo-nos ao maximo nessa direcção, julgando a cada tentativa o quão furtuitos fomos, mas esta está longe de ser o melhor metodo. Se concentrarmos mais a nossa atenção na metodologia e tecnica que usamos e menos nos resultados esperados, seremos mais bem sucedidos e ficaremos certamente mais felizes, e menos frustador, quando o resultado não nos fizer a vontade. Porque agimos assim? Centrados no descontentamento com o presente o impulso natural é o de um esforço para um futuro melhor, como os resultados são mais faceis de medir e avaliar do que os processos... Acresce ainda a noção de que somos julgados pelos outros com base nos resultados obtidos, e tendemos inconformavelmente a preza-la mais do que deviamos. Mas focar no processo e não no resultado é uma estrategia melhor porquê?

Elimina o ruido de factores externos // o sucesso pode acompanhar um esforço falho tanto quanto o fracasso pode ser acompanho de um esforço impecavel! Neste sentido julgar o desempenho pelo resultado reforçará tecnicas erradas ao inves do evoluir da estrategia e metodos, detectando as oportunidades e ocasiões antecipadamente.

Incentiva a experimentação // quando nos focamos numa meta estamos menos predispostos a pensar out of the box, usando processos menos convencionais ou alternativos ao nosso convencional tornando-nos menos propensos a alcançar resultados superiores do que aqueles a que originalmente nos pruposemos.

Aproveitar o processo // a vida é vivida no presente, não no futuro, e a felicidade é um processo, não um lugar. O foco no processo permite que nos envolvamos mais com o aqui, e o agora, mais consciente e pleno, vivendo de uma forma mais completa!

Coloca-nos no controlo // possuimos um controlo parcial limitado sobre como avançamos para alcançar um objectivo que nos é externo, porem possuimos controlo total sobre os modos que usamos, dar o nosso melhor é responsabilidade totalmente nossa. Um mindset sob controlo conduz a um fortalecimento pessoal, maior auto-estima e sucesso, os quais contribuem significativamente para uma vida mais satisfeita.

Proveito superior do resultado // se a nossa felicidade se basear no sucesso, e o sucesso se baseia num resultado especifico, o mais provável será tudo resultar num grande investimento em frustração e decepção! Se a necessidade de um resultado se tornar inexistente aumentamos exponencialmente as probabilidades de um dito sentimento de sucesso e satisfação. É bom, óptimo, desejar um final feliz apenas, não coloquem a vossa felicidade dependente exclusivamente disso, redireccionem-na ao invés para a certeza de que deram o vosso melhor!

Confiança // não posso afirmar, ninguém pode, que se encontram no caminho certo para o sucesso do que desejam, mas confiem que se encontram rumo ao domínio. A partir do momento que deixem de se preocupar com o futuro terão a certeza absoluta que serão felizes independentemente do resultado em qualquer situação ou evento. Livres para sair da vossa zona de conforto, ser espontâneos e assumir riscos. Estar desprendido de um resultado especifico significa que não haverá necessidade de ficar chateado quando as coisas tomarem outra direcção ou não correspondam ao idealizado. Quando se concentrarem no processo acima do resultado, mais confiantes se tornarão e confiem que não há nada mais atraente do que a confiança!

You Might Also Like

0 REPLY

Participa com a tua sugestão ou comentário e não te esqueças de seguir a página no facebook, twitter e instagram para estares sempre a par das novidades! Obrigado pela visita. Salomé

Popular Posts

Like us on Facebook

Seguidores